Respeito é bom e eu gosto

Você já deve ter ouvido este ditado popular. “Respeito é bom e eu gosto.” Qualquer pessoa precisa ser respeitada independentemente de sua cor, sexo, religião, costumes, etc. Perante a lei de nosso país a integridade física e moral de nosso semelhante deve ser preservada e respeitada, para que o agente desrespeitoso, não seja confrontado ou até mesmo processado perante a lei.
Na sua origem no latim, a palavra respeito significa “olhar outra vez”. Assim, algo que merece um segundo olhar como sendo digno de respeito. Respeitar o próximo é uma atitude que favorece as relações interpessoais para que sejam adequadas e satisfatórias. Além disso, o respeito é a qualificação necessária para se conviver sem conflitos, aceitando as diferenças entre as pessoas.
Infelizmente alguns indivíduos, não são maduros o suficiente para respeitar o seu próximo que pode ser os seus pais, cônjuge, seu filho, seu vizinho, etc. Pior é quando a falta de respeito não é direta, ou seja, “cara a cara” pois neste caso entre um desabafo ou outro pode-se chegar às vias do diálogo, da compreensão, e até do perdão. Porém quando o desrespeito é feito na base do “disse me disse” “das calúnias escondidas” ou “divulgadas para terceiros na mídia”, por exemplo, será triste o seu desfecho. O seu autor, se for descoberto, tornar-se-á uma pessoa sem caráter e desacreditado.
O que a Bíblia nos apresenta sobre este assunto?
* “Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei”. I Pedro 2:17
* “Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, temam o seu Deus. Eu sou o Senhor”. Levítico 19:32
* “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles façam a vocês; pois esta é a Lei e os Profetas”. Mateus 7:12
* “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos”. Filipenses 2:3
Agora se você é um cristão genuíno, servo de Cristo, e se foi desrespeitado por alguém, o seguinte texto no livro de I Pedro 3:15-16 é bem forte em sua essência.
“Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias”.
Deus abençoe a sua vida em Cristo;
Pr. Nélson Gouvêa

Deixe um comentário

Rolar para cima