O valor da riqueza

No livro de Eclesiastes capítulo 5 encontramos algumas instruções importantes relacionadas às riquezas.

1. As riquezas não dão sentido a vida.

O verso 10 nos diz que, “Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos”. Isto quer dizer: Que por causa do egocentrismo e no acúmulo de bens materiais a solidariedade e a generosidade não são praticados em sua essência. I Timóteo 6:9 diz: “Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição”.

2. A alegria e os benefícios monetários são passageiros.

O verso 11 diz: “Quando aumenta os bens, também aumenta os que os consomem. E que benefício trazem os bens a quem os possui, senão dar um pouco de alegria aos seus olhos”? Isto quer dizer que: O dinheiro embora seja bom e necessário no dia a dia, mal administrado não trará plena felicidade e sim somente uma alegria momentânea”. I Timóteo 6:10a diz que “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”.

3. No acúmulo de riquezas faltará a tranquilidade.

“O verso 12b diz: “…mas a fartura de um homem rico não lhe dá tranquilidade para dormir”. Isto quer dizer: Que por mais que se tenha construído uma vida de riquezas materias, tudo o que vir a possuir aqui na terra, não terá validade na eternidade. A Bíblia diz em I Timóteo 6:6-8 o seguinte: “De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos”.

Conclusão:

Agora medite o que o capítulo 5 verso 19 nos diz: “Quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus”. Nunca devemos nos esquecer que as riquezas não dão sentindo a vida. A alegria e os benefícios monetários são passageiros e que no acúmulo de riquezas pode vir a lhe faltar a tranquilidade. Por isso é bom ter em mente o que está registrado em Colossenses 3:2-4 “Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória”.

Deus abençoe o seu dia…

Pr Nélson Gouvêa

 www.ministeriocomfamilias.com.br

Deixe um comentário

Rolar para cima