O carro de boi

Quem já trabalhou ou mesmo visitou uma fazenda, deve ter conhecido um tipo de carro bem diferente. Trata-se de uma pequena carroça feita de madeira puxada por uma ou mais juntas de bois.

Quero neste dia chamar a sua preciosa atenção para uma peça de madeira que se prende com correias, ao pescoço dos animais de carga, para que assim possam puxar uma carroça ou arado. Esta peça chama-se canga ou jugo. Normalmente o que o condutor do carro de boi faz é colocar um animal experiente, treinado e subjugado atrelado com o jugo ou canga a um outro animal ao seu lado em treinamento ou que ainda esteja arredio. Aos poucos o boi mestre e líder, já acostumado com o serviço, mostra para o boi parceiro de trabalho como deve proceder nas atividades.

A Bíblia em Mateus 11:29 Jesus diz o seguinte: “Tomai o meu jugo (canga) e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas”.

Jesus está nos dizendo pela figura do boi mestre que Ele está disposto a nos ensinar a conduzir a nossa vida da melhor maneira possível neste mundo. Basta usarmos o seu jugo, a sua canga, pois Ele estará sempre do nosso lado em todos os momentos, bons ou maus.

A sugestão que Jesus nos dá é para vivermos cada dia mantendo um coração ensinável e manso e não sermos impetuosos, arredios, pois nesta vida se quisermos ser vitoriosos precisamos conscientizar-nos que sempre estaremos em treinamento, aprendendo com o mestre. Usar o seu jugo é sinal de que somos obedientes e sábios ao seguir suas orientações e ensino.

Deus abençoe o seu dia em família.
Pr. Nélson Gouvêa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima