Dia dos pais

O dia dos pais é comemorado no Brasil sempre no segundo domingo de agosto. Em outros países celebra-se em outras épocas do ano. O que eu quero ressaltar não é necessariamente a importância da data em si, porém o seu significado especial na família. Digo isto pois a formação da mesma, jamais aconteceria se não tivesse presente o doador da vida, o homem. Este recebeu de Deus o fantástico presente que é a capacidade de produzir sementes (sêmen) e que pela relação sexual com sua esposa tivesse a capacidade biológica de produzir filhos. Portanto cada filho ou filha precisa refletir a importância de seu progenitor em sua vida. Não esperar datas comemorativas para lembrar-se dele. É preciso cultivar hábitos bons e saudáveis de contatos e apreciação, separando tempos de qualidade para estar, conversar, notar a sua existência e ajudá-lo, se possível em suas necessidades diárias. Muitos filhos já não podem desfrutar da presença física de seu pai, pois já partiram para a eternidade, restam lhes apenas a lembrança dos tempos de convivência que de algum modo deixaram a sua marca.
Segue algumas dicas para estabelecer uma relação amorosa e especial com seu pai.
1. Procure ao se comunicar com ele ter uma apreciação de carinho e respeito.
2. Crie o hábito de dizer-lhe de alguma forma o quanto é especial em sua vida.
3. Se houve algum problema ou situação em que você o deixou magoado, entristecido, peça-lhe perdão.
4. Procure convidá-lo mais vezes, para passar um tempo juntos. Quem sabe a programação de uma viagem, um churrasco, um filme no cinema, etc.
5. Ore pelo seu pai todos os dias. Ele é um ser humano que passa por lutas, por problemas igual a você.
6. Fale bem de seu pai, na família, com seus amigos, na Igreja, etc.
7. Procure se aconselhar com ele quando estiver em situação de conflito, decisões a tomar. Ele é seu pai e está do seu lado para ajudá-lo.
Saiba que mesmo que aparentemente o seu pai tenha uma postura fria e austera no relacionamento contigo, ele ama o filho e a filha que gerou e quer que as bênçãos de Deus estejam em sua vida.
Provérbios 4:1 – “Filhos, ouvi a instrução do pai e ficai atentos para que alcanceis o entendimento”.
Provérbios 10:1a – “O filho sábio alegra seu pai”…
Deus abençoe o seu relacionamento familiar.
Pr. Nélson Gouvêa

Deixe um comentário

Rolar para cima