Ansiedade

Ansiedade significa: ficar inquieto, impaciente, angustiado, desejoso por algo que se espera, preocupado, aflito, etc. Uma pessoa ansiosa a qualifica como sendo um indivíduo inseguro que está com uma preocupação constante.

Exemplos: Um advogado que está ansioso com a demora do julgamento da causa de seu cliente; Uma mãe que aguarda o nascimento de um filho; Um consultor de vendas que aguarda respostas positivas de seus clientes; Um desempregado esperando ser aberta uma porta de trabalho; Incertezas em tempos de pandemia, etc.

Ansiedade é portanto um tipo de perturbação interior, causada por um somatório de dúvidas e inseguranças, que leva o ser humano a ficar inquieto e apreensivo colocando as suas emoções fora de controle.

A grande questão é: Como lidar com isto no dia a dia. Será que a Bíblia pode nos ajudar nesta área? A resposta é simples Veja o que encontrei:

Eclesiastes 2:22 – Que proveito tem um homem de todo o esforço e de toda a ansiedade com que trabalha debaixo do sol?

Salmos 94:19 – Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.

I Pedro 5:7 – Lancem sobre Ele (Jesus Cristo) toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês.

Filipenses 4:6,7 – Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.

Salmos 37:3-7 – “Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente. Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência…

Deus nos abençoe neste dia. Que saibamos lidar com a ansiedade confiando plenamente Nele, Jesus Cristo, autor e consumador de nossa fé.
Pr. Nélson Gouvêa