A responsabilidade de educar os filhos são dos pais

Certa ocasião estive ministrando para um grupo de casais em uma determinada igreja. O assunto girava em torno da importância de se educar os filhos segundo os preceitos e ordenanças do Senhor que encontramos na Bíblia. Num dado momento uma pessoa pediu a palavra e com um semblante fechado e aparentemente triste disse: “Durante 20 anos, eu e a minha esposa tivemos o cuidado de trazer o nosso filho a esta igreja. Hoje ele está fora dos caminhos de Deus. Onde será que erramos”?

A Bíblia é bem clara quando nos dá instruções a este e outros assuntos relacionados a área familiar. Além disto existem várias promessas feitas exclusivamente para os pais dando lhes toda a orientação necessária para educação espiritual de seus filhos.

Quero que você reflita comigo. Por melhor que seja os ensinos que são repassados aos nossos filhos em nossas Igrejas, nada se compara a responsabilidade que temos como pais, de educá-los no seio de nossa familia. A ordem de ensiná-los é dada primeiramente aos pais, depois aos demais educadores. O conhecimento, a instrução, o ensino das escrituras tem o seu alicerce na família. A Igreja existe para solidificar e fortalecer este ensino.

Um dos textos mais ricos e sérios direcionados aos pais, que encontramos na Palavra de Deus está registrado em Provérbios 22:6 – “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles”. E em outra versão lemos: “Eduque a criança no caminho que se deve andar e quando envelhecer não irá se desviar”.

Que sejamos pais responsáveis ao educar os nossos filhos segundo as orientações bíblicas, e as promessas de Deus se cumprirão em nossas vidas. Elas surtirão efeito positivo na vida deles.

Sugestão: Publicamos pela Editora Betânia – www.editorabetania.com.br – um pequeno livro com o título: “Nossos Filhos, Nossos Discípulos”, que trata especificamente sobre este assunto.
Deus abençoe tremendamente a sua vida e a sua família neste dia.

Pr. Nélson Gouvêa
www.ministeriocomfamilias.com.br

Deixe um comentário

Rolar para cima