header
logomarca

Arquivo de Mensagens

Eu e a minha casa serviremos ao Senhor

Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor".

- Josué 24: 15

...Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31

Eu e minha casa serviremos ao Senhor. Quem falou isto pela primeira vez foi um homem chamado Josué. Uma expressão tremendamente importante no qual devemos analisar se possível em partes.

Josué, portanto começa dizendo:

I – Eu

Isto nos faz pensar em um compromisso pessoal, ou seja, Eu preciso buscar a benção de Deus. O processo de transformação em minha família começa comigo. Vai depender e muito do meu bom testemunho no seio de minha família para que eu possa ver as bênçãos de Deus chegando.

Talvez você conheça pessoas que estão sempre transferindo responsabilidades. Não assumem seus próprios erros e por isso culpam o marido, a esposa, o pai, a mãe, o filho, a sogra, o cachorro da casa, etc. Estão sempre cobrando posições do outro, mas não fazem nada para mudar suas próprias atitudes. Josué disse: “Se vos parece mal servi ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais... Eu e minha casa serviremos ao Senhor.”

Josué toma uma posição de sacerdote familiar. O marido precisa ser sacerdote, um pastor em sua casa.

Um pastor entre outras coisas procura:

Apascentar o seu rebanho..., no caso a sua própria família. - A Bíblia diz: - Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; - I Pedro 5: 2-4

Cuidar dos seus... - Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. I Timóteo 5:8

Administrar bem a sua casa... - Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia. I Timóteo 3:4 - Nós homens casados temos que ter a responsabilidade de governar bem a nossa casa pois vamos prestar contas a Deus pelo bom funcionamento da mesma. Tudo começa comigo, com a minha vida perante Deus, com o meu bom testemunho. Veja o que nos diz: Filipenses 4:8,9 - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.

Eu e minha casa serviremos ao Senhor.

A segunda parte da frase proferida por Josué e que está registrado nas páginas da Bíblia é:

II – Minha casa

Preciso conscientizar-me que:

Minha família precisa do Senhor Jesus. Preciso apresentar o evangelho do Senhor Jesus em minha casa. Este é um dever meu como pai. Longe de mim pensar que isto é obrigação do pastor da Igreja, do professor da escola bíblica. O pastor, o professor pode até me ajudar, porém a responsabilidade principal Deus irá cobrar de mim, como pai. Meus filhos precisam conhecer sobre a pessoa do Senhor Jesus em nossa casa. De preferencia devo leva-los já convertidos para a Igreja para que o Pastor possa batiza-los. Para isto acontecer de verdade, preciso crer, ter fé que o Senhor me dará a estratégia para alcançar o coração deles e de toda minha família.

Pergunta – Cada componente de sua família já entregou a vida a Jesus?

Veja o que Jó escreve em 42: 1-6 – “ENTÃO respondeu Jó ao Senhor, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.”

A terceira parte da frase proferida por Josué na Bíblia é

III – Serviremos ao Senhor

Aqui dá-nos uma ideia de conjunto: Eu + Minha casa = Serviço (Ministério)

Qualquer ministério para ser frutífero começa a partir de nossa casa. A primeira administração de um homem casado é a sua família. Se ele não souber administrar a sua casa não frutificará em nada na vida. Se sua família vai bem, o seu serviço ao Senhor será benção. Se sua família está deixando a desejar, o serviço ao Senhor deixará a desejar.

O corpo de Cristo, a Igreja são constituídas de famílias. As famílias precisam ser saudáveis. Tem muita família por ai precisando de cura, de libertação. Estão doentes. Elas precisam do Senhor Jesus.

Conclusão:

Temos que nos conscientizar que: Eu e minha casa precisamos servir ao Senhor. Pare apenas um segundo e reflita. Seus amados, quando o Senhor Jesus vier buscar a sua Igreja, eles subirão contigo?

Oração: Grandioso Deus, estamos em tua presença neste momento em companhia de muitos internautas. Cremos que a família de um modo geral está passando por um tempo bem difícil, porém sabemos Senhor que tu estás atento para derramar as suas bênçãos. Neste momento quero interceder, à luz do que acabamos de refletir nesta pequena mensagem por todos aqueles que de algum modo não estão servindo ao Senhor Jesus Cristo. Quantas pessoas neste mundo sem uma direção segura da parte de Deus. Quantos lares sem os seus sacerdotes, sem o seus respectivos pastores. Maridos que não assumem suas responsabilidades diante de Deus e de sua família. A nossa oração é para que mais e mais pessoas venham ao conhecimento de tua graça, de tuas misericórdias e todos em suas famílias sejam salvas. Oramos em o nome do Senhor Jesus Cristo a quem damos as Honras e Glórias hoje e para todo o sempre. Amém e amém.

 

Pr. Nelson Gouvêa