header
logomarca

Mensagem da semana

Avançando para o alvo

prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.

- Filipenses 3: 14

...mas aquele que perseverar até o fim será salvo. Mateus 24:13

Introdução:

Em uma cidade nos EUA, em um local especial e próprio para caça, os caçadores da região, na medida em que caminhavam pela mata encontraram pelo caminho algo que lhe chamaram muita atenção. Por cada grande árvore que passavam eles percebiam um alvo muito bem desenhado e no centro dele, a marca de um tiro bem no alvo. Caminharam um pouco mais e logo encontraram outro alvo também com um tiro bem em seu centro. Mais na frente outras árvores apareceram com o mesmo desenho e com um tiro bem no centro do alvo. Logo começaram a conversar entre si, pois admiraram, como que um caçador podia ser tão profissional a ponto de ter uma mira tão apurada daquele jeito. Logo chegaram a um povoado e perguntaram a um dos moradores sobre o acontecido, e mais surpreso ficaram com a resposta. “O que vocês viram nas árvores, na verdade foi uma obra de arte de um cidadão que conhecemos aqui do povoado, (estas pessoas do tipo que não tem nada pra fazer) que primeiro deu um tiro em cada uma das árvores e depois pintou o alvo em redor para parecer que acertou cada um dos alvos bem no centro”

Provérbios 19:2 diz o seguinte: “Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser precipitado e perder o caminho”.

O rapaz de nossa história, para quem não o conhecia se passava por um excelente atirador. No entanto para os mais próximos era visto como um idiota enganador, um mentiroso tentando se passar por alguém que não era.

Alvo: significa um objetivo pelo qual podemos fixar os nossos olhos a fim de alcançar um prêmio, uma marca.

Prêmio: significa uma recompensa por ter alcançado uma marca, um objetivo.

Paulo queria dizer: “Eu tenho um alvo e o meu objetivo é fixar os meus olhos nele e com isto ganharei o prêmio que está proposto”.

Para refletir:Tenho edificado toda minha vida tendo como alvo CRISTO JESUS? Tudo quanto faço visa alcançar esse objetivo? Um só alvo, um só objetivo.

*Muitas vezes nada alcançamos, porque atiramos em todas as direções.

*Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. I Coríntios 9:26

*O homem de discernimento mantém a sabedoria em vista, mas os olhos do tolo perambulam até os confins da terra. Provérbios 17:24

Arthur Schopenhauer define bem a diferença entre um talento e gênio: Talento é quando um atirador atinge o alvo que os outros não conseguem. Gênio é quando um atirador atinge o alvo que os outros não veem.

O Apóstolo Paulo com toda sabedoria e discernimento apresenta-nos três palavras chaves e interessantes no caminhar do cristão.

1.Esquecer –“Esquecendo-me das coisas que para trás ficam...”Filipenses 3:13b

*Tudo o que não lhe ajudou em seu crescimento e no seu conhecimento de Cristo, você deve esquecer.

*Se você não esquecer o que lhe afligiu no passado, nunca estará livre de tristezas no presente, o que pode comprometer o seu futuro.

2.Avançar -“...avançando para as que estão diante de mim.”Filipenses 3:13c

*É seguir na caminhada sem esmorecer;

*Seguir em frente, não olhando para as circunstâncias da vida.

3.Prosseguir -“Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:14

*É ter a convicção que o melhor de Deus em sua vida e família ainda está por chegar.

Conclusão: Nos dias que estamos vivendo precisamos de alvos claros na direção de Cristo. Ele (Jesus) lhe manterá firme até o fim, de modo que você será irrepreensível no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. I Coríntios 1:8

Deus abençoe abundantemente a sua vida e a sua família...

Pr. Nélson Gouvêa